(MACKENZIE) - QUESTÃO

As revoluções burguesas do século XVIII completaram o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, derrubando o Antigo Regime e inaugurando a Época Contemporânea. A respeito da crise do Antigo Regime, considere I, II e III abaixo. 

I. A afirmação do capitalismo na França e a derruba do regime monárquico não afetaram unicamente os países do continente europeu, mas foram sentidos de forma significativa no restante do mundo que se integrava e se submetia à nova dinâmica capitalista. 
II. O processo de independência dos Estados Unidos, a difusão do pensamento iluminista – que forneceu as bases ideológicas para a edificação de um novo tipo de Estado – e a queda do absolutismo francês consolidaram as conquistas populares alcançadas nos demais países europeus nesse momento. 
III. Após a substituição da ordem política vigente no Antigo Regime, o desenvolvimento capitalista francês, pautado no crescimento do comércio e das finanças sob o comando da burguesia, não encontrou mais entraves para seu crescimento. 

Desse modo, 
a) somente I está correta. 
b) somente I e II estão corretas. 
c) somente II e III estão corretas. 
d) somente I e III estão corretas. 
e) somente III está correta.


A proposição II é incorreta porque o próprio enunciado menciona “revoluções burguesas do século XVIII”, o que pressupõe pouco ou nenhum atendi - mento aos interesses das camadas populares que colidissem com o projeto político da burguesia. E essa é uma análise válida para os efeitos imediatos tanto da Revolução Norte-Americana como da Francesa. Obs.: A expressão “restante do mundo” contida na proposição I deve ser entendida em termos, pois naquele momento histórico somente as Américas pode - riam ser consideradas como uma área que “se integrava e se submetia a nova dinâmica capitalista” (o colonialismo afro-asiático ocorreria num contexto ulterior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário