(EsPCEx 2016) - QUESTÃO

A Primeira Guerra Mundial inicia-se em 1914. Coerentes com seu tradicional isolacionismo, os Estados Unidos da América adotam, a princípio, uma posição de neutralidade. Com relação a esses fatos, é correto afirmar que

a) os EUA resolveram declarar guerra à Alemanha em função da disputa por territórios coloniais na África.
b) a entrada dos EUA na Guerra foi motivada pela revelação de uma proposta de pacto entre a Alemanha e o México e pelo afundamento de um navio norte-americano.
c) a adesão dos EUA ao tratado da Tríplice Entente, em 1914, motivou a Alemanha a declarar guerra aos EUA.
d) o ataque a instalações militares americanas na Europa foi o principal motivo que levou os EUA a guerra contra a Alemanha.
e) os EUA se mantiveram neutros até o final da Guerra.
------------------------------------------------------------------------------------------ RESPOSTA: B

Resposta comentada:
A posição dos Estados Unidos durante o início da primeira guerra mundial foi de distanciamento dos conflitos diretos. A Europa em guerra total beneficiava a enorme produção industrial americana, que fornecia gêneros e armamentos para os países membros da Entente. Esse apoio logístico irritou o Segundo Reich alemão, levando o kaiser Guilherme II a atacar navios americanos em direção a Grã-Bretanha e a trocar telegramas com o governo Mexicano a fim de estimular o país a uma invasão aos EUA. As correspondências do embaixador alemão Zimmerman com o México levaram o presidente Wilson a pedir ao Congresso a declaração de Guerra para defender os interesses americanos no Velho Continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário