(AFA 2017) - QUESTÃO

Conectados. Essa palavra nunca fez tanto sentido quanto agora. Quando se discutia no passado sobre como os homens agiriam com o advento da aldeia global (...) não se imaginava o quanto esse processo seria rápido e devastador. 
(...) quando Mcluhan apresentou o termo, em 1968, ele sequer imaginaria que não seria a televisão a grande responsável pela interligação mundial absoluta, e sim a internet, que na época não passava de um projeto militar do governo dos Estados Unidos. 
A internet mudou definitivamente a maneira como nos comunicamos e percebemos o mundo. Graças a ela temos acesso a toda informação do mundo à distância de apenas um toque de botão. E quando começaram a se popularizar as redes sociais, um admirável mundo novo abriu-se ante nossos olhos. Uma ferramenta colaborativa extrema, que possibilitaria o contato imediato com outras pessoas através de suas afinidades, fossem elas políticas, religiosas ou mesmo geográficas. Projetos colaborativos, revoluções instantâneas... Tudo seria maior e melhor quando as pessoas se alinhassem na órbita de seus ideais. O tempo passou, e essa revolução não se instaurou. 
Basta observar as figuras que surgem nos sites de humor e outros assemelhados. Conhecidos como memes (termo cunhado pelo pesquisador Richard Dawkins, que representaria para nossa memória o mesmo que os genes representam para o corpo, ou seja, uma parcela mínima de informação), essas figuras surgiram com a intenção de demonstrar, de maneira icônica, algum sentimento ou sensação. Ao fazer isso a tendência de ter uma reação diversa daquelas expressas pelas tirinhas é cada vez menor.  

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta em relação ao texto. 

a) Em 1968, pensava-se que a TV seria a responsável pela interligação mundial absoluta, já que não havia conhecimento da internet, que era um projeto de uso militar do governo norte-americano. 
b) As redes sociais tomaram tudo maior e melhor porque alinharam as pessoas na órbita de suas ideias, logo são ferramentas revolucionárias de conhecimento e cultura. 
c) Os memes representam de forma icônica e humorada as sensações individuais, tomando-as claras, visíveis; portanto, não passíveis de debate ou questionamento. 
d) Copiar e colar e depois partilhar são atitudes daqueles que produzem comentários curtos, espirituosos ou reflexivos, espalhando-os por todos os lugares, mesmo sem os créditos. 

Resposta comentada:                                                    
Partindo das informações do texto II, somente é possível afirmar as ideias contidas em A (2° parágrafo). A alternativa B apresenta incorreção porque as redes sociais, de acordo com o autor, causam a perda de senso crítico. Em C, o problema da afirmação reside na ideia de que, na verdade, a ausência de debate é causada por uma polarização: “Ou se aceita (...), ou revolta-se” (linha 34). Em D, a incorreção reside no fato de que, na visão do autor, os indivíduos que copiam e colam não são os mesmos que produzem comentários “curtos, espirituosos de reflexivos”. 

Resposta: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário