(AFA 2017) - QUESTÃO

Assinale a alternativa em que a reescrita do excerto NÃO mantém a correção morfossintática. 

a) "Graças a ela temos acesso a toda informação do mundo à distância de apenas um toque de botão." => Graças à internet temos acesso à informação do mundo à distância de apenas um toque de botão. 
b) "A situação é ainda mais grave quando um dos poucos entes criativos restantes na internet produz algum comentário curto, espirituoso ou reflexivo (...)." => A situação é ainda mais grave no momento em que um dos poucos entes criativos restantes na internet produz algum comentário curto, espirituoso ou reflexivo (...). 
c) "A internet mudou definitivamente a maneira como nos comunicamos e percebemos o mundo." => A internet mudou definitivamente a maneira que nos comunicamos e percebemos o mundo. 
d) "O advento das redes sociais trouxe para perto das pessoas comuns os amigos distantes, os ídolos e as ideias consumistas mais arraigados (...)." => Os amigos distantes, os ídolos e as ideias consumistas mais arraigadas foram trazidos para perto das pessoas comuns pelo advento das redes sociais.   

Resposta comentada:                                                    
A letra C apresenta uma reescrita inadequada à morfossintaxe, uma vez que a regência do verbo “comunicar”, juntamente ao pronome oblíquo “-nos”, pede a preposição “por”, ou seja, a oração deve ser reescrita como “A internet mudou definitivamente a maneira por que nos comunicamos e percebemos o mundo.” 

Resposta: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário