Análise combinatória

1. Análise combinatória
Análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, responsável pela análise das possibilidades e das combinações.
2. Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Se determinado acontecimento ocorre em n etapas diferentes, e se a primeira etapa pode ocorrer de k1 maneiras diferentes, a segunda de k2 maneiras diferentes, e assim sucessivamente, então o número total T de maneiras de ocorrer o acontecimento é dado por: T = k1. k2 . k3 . ... . kn
3. Princípio Aditivo da Contagem (PAC)
Sendo A e B conjuntos finitos, o número de elementos da união de A e B é dado por:
n(AUB) = n(A) + n(B) – n(A∩B)
4. Fatorial
Seja n um número natural, com n ≥ 2. Defini-se o fatoria de n, representado por n!, como o produto dos números naturais consecutivos n, n -1, n -2,..., 1. Isto é: n! = n(n-1).(n-2). … . 1


4.1 – Propriedade fundamental dos fatoriais:

Sendo, (n ≥ 3), então: n! = n.(n-1)!

Temos ainda: 1! = 1 e 0! = 1
5. Classificação dos agrupamentos
5.1 Arranjos: são agrupamentos em que se considera a ordem dos elementos; qualquer mudança na ordem dos elementos altera o agrupamento.


246 ≠ 426

5.2 Combinações: são agrupamentos em que não se considera a ordem dos elementos; portanto, mudança na ordem dos elementos não alteram o agrupamento.
Vermelho e azul = azul e vermelho
6. Arranjos simples
Dados os n elementos distintos do conjunto I = {a1, a2, a3, …, an}, chama-se arranjo simples de p elementos de I toda sequência formada por p elementos distintos de I com p pertencente aos naturais não nulos e p ≤ n.

Matematicamente temos: An, p = n!/(n – p)!
7. Combinaçao simples
Dados os n elementos distintos do conjunto I = {a1, a2, a3, …, an}, chama-se combinação simples de p elementos de I todo subconjunto de I formado por p elementos com {n, p} contido nos naturais e p ≤ n.

Matematicamente temos: Cn, p = n!/p!(n – p)!
8Permutações:
8.1 – Permutação simples:


Dados os n elementos distintos do conjunto I = {a1, a2, a3, …, an}, chama-se permutação simples dos n elementos de I todos arranjo simples desses n elementos tomados n a n.
Matematicamente temos: Pn = n!


8.2 – Permutações com elementos repetitivos: Pn(n1, n2, n3, …, nk) = n!/(n1!.n2!.n3!. … . nk!)

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

01. Uma loja de roupas femininas vende quatro modelos de calça jeans. Cada calça pode ter uma das cores: preta, marrom ou azul. Quantas opções de escolha terá uma consumidora interessada em comprar uma calça jeans nessa loja?
A) 12              
B) 4             
C) 3               
D) 16                  
E) 24

RESOLUÇÃO:
Consideremos o esquema abaixo, em que cada quadrinho representa uma escolha da consumidora:
modelo
cor
4 possibilidades
3 possibilidades
Pelo PFC , o número de escolhas é dado pelo produto: 4 . 3 = 12

RESPOSTA: A

02Quantos números naturais de três algarismos podem formar os dígitos 3, 5, 7, 8 e 9?
A) 25              
B) 60             
C) 125               
D) 100                  
E) 15

RESOLUÇÃO:
No esquema a seguir, as casas, da esquerda para a direita, representam as centenas, dezenas e as unidades, respectivamente.
Conforme enunciado, não há restrição, ou seja, pode haver repetição de algarismos, sendo assim, temos:
centenas
dezenas
unidades
5
5
5
Pelo PFC: 5 . 5 . 5 = 125

RESPOSTA: C

03Quantos números naturais de três algarismos distintos podem formar os dígitos 3, 5, 7, 8 e 9?
A) 125              
B) 60             
C) 120              
D) 15                  
E) 5

RESOLUÇÃO:
No esquema abaixo, cada casa pode ser preenchida com um dos algarismos 3, 5, 7, 8 e 9 sem repetição de algarismos.
centenas
dezenas
unidades
5
4
3
Pelo PFC: 5. 4 . 3 = 60

RESPOSTA: B

04Mensalmente, um colégio oferece aos alunos duas palestras para orientação profissional. No mês passado, a primeira foi sobre Estatística, e a segunda, sobre Economia. Todos os alunos de uma classe assisitiram a pelo menos uma das palestras e, entre eles, 18 assistiram à primeira, 23 assistiram à segunda e 8 assistiram às duas palestras. Quantos alunos há nessa classe:
A) 40 min.            
B) 35 min.             
C) 33 min.             
D) 22 min.             
E) 15 min

RESOLUÇÃO:
Princípio Aditivo da Contagem (PAC), temos:
Total de alunos: n(AUB) = ?
n(A) = 18
n(B) = 23
n(A∩B) = 8
Logo:
n(AUB) = n(A) + n(B) – n(A∩B)
n(AUB) = 18 + 23 – 8
n(AUB) = 33

RESPOSTA: C

05Simplificando a fração 5!.8!/4!.7! obtemos:
A) 10                    
B) 20                
C) 30              
D) 40             
E) 50

RESOLUÇÃO: 

5!.8!/4!.7! = 5.4!.8.7!/4!.7! = 5.8 = 40

RESPOSTA: D

06(UEL-PR) Se o número natural n é tal que [n! + 2(n – 1)!]/(n – 2)! = 18, então n é um número:
A) menor que 3
B) divisível por 5
C) divisível por 2
D) maior que 10
E) múltiplo de 7

RESOLUÇÃO:
Condição de existência: n pertence ao naturais e n ≥ 2
Resolvendo [n! + 2(n – 1)!]/(n – 2)! = 18 obtemos:
[n! + 2(n – 1)!]/(n – 2)! = 18 → [n(n – 1)(n-2)! + 2(n – 1)(n – 2)!]/(n – 2)! = 18
(n – 1).(n - 2)!(n + 2)/(n – 2) = 18 → (n – 1).(n + 2) = 18
n² + n – 20 = 0 → n = 4 ou n = - 5 (não convém)
S = {4}

RESPOSTA: C

07(UFMG) a equação An,2 + A(n+1), 2 = 18:
A) possui infinitas raízes
B) possui duas raízes distintas
C) possui uma única raiz
D) não possui raiz

RESOLUÇÃO:
Resolvendo a equação An,2 + A(n+1), 2 = 18: obtemos:
n!/(n – 2)! + (n + 1)!/(n – 1)! = 18
n.(n – 1).(n – 2)!/(n – 2)! + (n+1).n.(n – 1)/(n – 1)! = 18
n.(n – 1) + (n + 1).n = 18 → n² – n + n² + n = 18
2n² = 18 → n² = 9, logo n = 3 ou n = - 3 (não convém)
S = {3}

RESPOSTA: C

08. Sabendo-se que Cn,p = n!/p!(n – p)! então, C7,5 - C6,0 é igual a:
A) 10 
B) 17 
C) 20 
D) 21 
E) 43

RESOLUÇÃO:
Resolvendo C7,5 - C6,0 obtemos:
C7,5 = 7!/5!.(7-5)! = 7!/5!.2! → 7.6.5!/5!.2.1 = 21
C6,0 = 6!/0!.(6 – 0)! = 6!/1.6! = 1
C7,5 - C6,0 = 21 – 1 = 20

RESPOSTA: C

09Considerando a palavra CADERNO, quantos anagramas começam por C e terminam por O?
A) 140             
B) 120               
C) 100            
D) 7!                 
E) 80

RESOLUÇÃO:
Fixando as letras C e O na primeira e na sétima posição, respectivamente, sobram cinco letras para serem distribuídas nas cinco posições intermediárias:
C
A
D
E
R
N
O
FIXO
FIXO
P5 = 5! = 120

RESPOSTA: B

10. Qunatos anagramas começam por volgal e terminam por consoantes na palavra COMBATE?
A) 7!             
B) 5!               
C) 1440            
D) 720                
E) 2120

RESOLUÇÃO:
Palavra analisada: COMBATE
Vogais: A, E, O
Consoantes: C, M, B, T
Observa-se que existem três possibilidades para o preenchimento da primeira posição e quatro possibilidades para o preenchimento da última posição (sétima). Fixadas uma vogal e uma consoante na primeira e na sétima posição, respectivamente, sobram cinco letras para serem distribuídas nas posições intermediárias:
A, E, O





C, M, B, T
3   possibilidades

possibilidades
3.P5.4
Assima temos: 3.5!.4 = 3.5.4.3.2.1.4 = 1440 anagramas que começam por vogal e terminal por consoantes

RESPOSTA: C