1. Análise combinatória
Análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, responsável pela análise das possibilidades e das combinações.
2. Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Se determinado acontecimento ocorre em n etapas diferentes, e se a primeira etapa pode ocorrer de k1 maneiras diferentes, a segunda de k2 maneiras diferentes, e assim sucessivamente, então o número total T de maneiras de ocorrer o acontecimento é dado por: T = k1. k2 . k3 . ... . kn
3. Princípio Aditivo da Contagem (PAC)
Sendo A e B conjuntos finitos, o número de elementos da união de A e B é dado por:
n(AUB) = n(A) + n(B) – n(A∩B)
4. Fatorial
Seja n um número natural, com n ≥ 2. Defini-se o fatoria de n, representado por n!, como o produto dos números naturais consecutivos n, n -1, n -2,..., 1. Isto é: n! = n(n-1).(n-2). … . 1
Sendo, (n ≥ 3), então: n! = n.(n-1)!
Temos ainda: 1! = 1 e 0! = 1
5. Classificação dos agrupamentos
246 ≠ 426
Vermelho e azul = azul e vermelho
6. Arranjos simples
Dados os n elementos distintos do conjunto I = {a1, a2, a3, …, an}, chama-se arranjo simples de p elementos de I toda sequência formada por p elementos distintos de I com p pertencente aos naturais não nulos e p ≤ n.
Matematicamente temos: An, p = n!/(n – p)!
7. Combinaçao simples
Dados os n elementos distintos do conjunto I = {a1, a2, a3, …, an}, chama-se combinação simples de p elementos de I todo subconjunto de I formado por p elementos com {n, p} contido nos naturais e p ≤ n.
Matematicamente temos: Cn, p = n!/p!(n – p)!
8. Permutações:
Dados os n elementos distintos do conjunto I = {a1, a2, a3, …, an}, chama-se permutação simples dos n elementos de I todos arranjo simples desses n elementos tomados n a n.
Matematicamente temos: Pn = n!
8.2 – Permutações com elementos repetitivos: Pn(n1, n2, n3, …, nk) = n!/(n1!.n2!.n3!. … . nk!)
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
01. Uma loja de roupas femininas vende quatro modelos de calça jeans. Cada calça pode ter uma das cores: preta, marrom ou azul. Quantas opções de escolha terá uma consumidora interessada em comprar uma calça jeans nessa loja?
A) 12
B) 4
C) 3
D) 16
E) 24
RESOLUÇÃO:
Consideremos
o esquema abaixo, em que cada quadrinho representa uma escolha da
consumidora:
modelo
|
cor
|
4
possibilidades
|
3
possibilidades
|
Pelo
PFC , o número de escolhas é dado pelo produto: 4 . 3 = 12
RESPOSTA: A
02. Quantos números naturais de três algarismos podem formar os dígitos 3, 5, 7, 8 e 9?
A) 25
B) 60
C) 125
D) 100
E) 15
RESOLUÇÃO:
No
esquema a seguir, as casas, da esquerda para a direita, representam
as centenas, dezenas e as unidades, respectivamente.
Conforme
enunciado, não há restrição, ou seja, pode haver repetição de
algarismos, sendo assim, temos:
centenas
|
dezenas
|
unidades
|
5
|
5
|
5
|
Pelo
PFC: 5 . 5 . 5 = 125
RESPOSTA: C
03. Quantos números naturais de três algarismos distintos podem formar os dígitos 3, 5, 7, 8 e 9?
A) 125
B) 60
C) 120
D) 15
E) 5
RESOLUÇÃO:
No
esquema abaixo, cada casa pode ser preenchida com um dos algarismos
3, 5, 7, 8 e 9 sem repetição de algarismos.
centenas
|
dezenas
|
unidades
|
5
|
4
|
3
|
Pelo
PFC: 5. 4 . 3 = 60
RESPOSTA: B
04. Mensalmente, um colégio oferece aos alunos duas palestras para orientação profissional. No mês passado, a primeira foi sobre Estatística, e a segunda, sobre Economia. Todos os alunos de uma classe assisitiram a pelo menos uma das palestras e, entre eles, 18 assistiram à primeira, 23 assistiram à segunda e 8 assistiram às duas palestras. Quantos alunos há nessa classe:
A) 40 min.
B) 35 min.
C) 33 min.
D) 22 min.
E) 15 min
RESOLUÇÃO:
Princípio Aditivo da Contagem (PAC), temos:
Total de alunos: n(AUB) = ?
n(A) = 18
n(B) = 23
n(A∩B) = 8
Logo:
n(AUB) = n(A) + n(B) – n(A∩B)
n(AUB) = 18 + 23 – 8
n(AUB) = 33
RESPOSTA: C
05. Simplificando a fração 5!.8!/4!.7! obtemos:
A) 10
B) 20
C) 30
D) 40
E) 50
RESOLUÇÃO:
5!.8!/4!.7! = 5.4!.8.7!/4!.7! = 5.8 = 40
RESPOSTA: D
06. (UEL-PR) Se o número natural n é tal que [n! + 2(n – 1)!]/(n – 2)! = 18, então n é um número:
A) menor que 3
B) divisível por 5
C) divisível por 2
D) maior que 10
E) múltiplo de 7
RESOLUÇÃO:
Condição de existência: n pertence ao naturais e n ≥ 2
Resolvendo [n! + 2(n – 1)!]/(n – 2)! = 18 obtemos:
[n! + 2(n – 1)!]/(n – 2)! = 18 → [n(n – 1)(n-2)! + 2(n – 1)(n – 2)!]/(n – 2)! = 18
(n – 1).(n - 2)!(n + 2)/(n – 2) = 18 → (n – 1).(n + 2) = 18
n² + n – 20 = 0 → n = 4 ou n = - 5 (não convém)
S = {4}
RESPOSTA: C
07. (UFMG)
a equação An,2
+ A(n+1), 2
= 18:
A)
possui infinitas raízes
B)
possui duas raízes
distintas
C)
possui uma única raiz
D)
não possui raiz
RESOLUÇÃO:
Resolvendo a equação An,2 + A(n+1), 2 = 18: obtemos:
n!/(n – 2)! + (n + 1)!/(n – 1)! = 18
n.(n – 1).(n – 2)!/(n – 2)! + (n+1).n.(n – 1)/(n – 1)! = 18
n.(n – 1) + (n + 1).n = 18 → n² – n + n² + n = 18
2n² = 18 → n² = 9, logo n = 3 ou n = - 3 (não convém)
S = {3}
RESPOSTA: C
08. Sabendo-se
que Cn,p
= n!/p!(n
– p)! então, C7,5
- C6,0
é igual a:
A)
10
B) 17
C) 20
D) 21
E) 43
RESOLUÇÃO:
Resolvendo
C7,5 - C6,0
obtemos:
C7,5
= 7!/5!.(7-5)! = 7!/5!.2! → 7.6.5!/5!.2.1 = 21
C6,0
= 6!/0!.(6 – 0)! = 6!/1.6! = 1
C7,5
- C6,0 = 21 – 1 = 20
RESPOSTA: C
09. Considerando a palavra CADERNO, quantos anagramas começam por C e terminam por O?
A) 140
B) 120
C) 100
D) 7!
E) 80
RESOLUÇÃO:
Fixando
as letras C e O na primeira e na sétima posição, respectivamente,
sobram cinco letras para serem distribuídas nas cinco posições
intermediárias:
C
|
A
|
D
|
E
|
R
|
N
|
O
|
FIXO
|
FIXO
|
P5
= 5! = 120
RESPOSTA: B
10. Qunatos anagramas começam por volgal e terminam por consoantes na palavra COMBATE?
A) 7!
B) 5!
C) 1440
D) 720
E) 2120
RESOLUÇÃO:
Palavra
analisada: COMBATE
Vogais:
A, E, O
Consoantes:
C, M, B, T
Observa-se
que existem três possibilidades para o preenchimento da primeira
posição e quatro possibilidades para o preenchimento da última
posição (sétima). Fixadas uma vogal e uma consoante na primeira e
na sétima posição, respectivamente, sobram cinco letras para serem
distribuídas nas posições intermediárias:
A,
E, O
|
C,
M, B, T
|
|||||
3 possibilidades
|
4
possibilidades |
3.P5.4
Assima
temos: 3.5!.4 = 3.5.4.3.2.1.4 = 1440 anagramas que começam por vogal
e terminal por consoantes
RESPOSTA: C