Simulado de geografia do Brasil - EsPCEx/01

01. (EsPCEx 2013) “O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradução livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.”
(http://www.contacapital.com.br, consultado em 22/11/2012).

Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que

I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis.
II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas.
III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação.
IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

[A] I e II 
[B] I e III 
[C] I, II e IV 
[D] II e IV 
[E] III e IV

02. (EsPCEx 2013) “…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica.” (ADAS, 2004, p.300)

Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar:

I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional.
II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste.
III) observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior expressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda.
IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado.
V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

[A] I e II 
[B] I e III 
[C] II e IV 
[D] I, IV e V 
[E] II, III e V

03. (EsPCEx 2013) A seleção brasileira de futebol, vinda de Berlim (15°E de Greenwich), precisa chegar à cidade do Rio de Janeiro (45°W de Greenwich) às 13h do dia 25/10/2013, horário local. Considere que o avião fará o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contínuo será de 10 (dez) horas. Para que a seleção chegue ao Rio de Janeiro, no horário predeterminado, o voo deverá partir de Berlim às _______do dia __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

[A] 17h - 25/10/2013 
[B] 09h - 25/10/2013 
[C] 07h - 25/10/2013
[D] 17h - 26/10/2013 
[E] 03h - 26/10/2013

04. (EsPCEx 2013) Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve-se ao fato de a legislação do País considerar como urbanas as localidades que

[A] são sede de município ou de distrito e as demais áreas definidas como urbanas pelas legislações municipais.
[B] possuem população absoluta acima de 5 mil habitantes.
[C] possuem mais de 8 (oito) mil eleitores.
[D] apresentam densidade demográfica superior a 150 hab/Km² tal como definem os países da OCDE.
[E] possuem determinadas infraestruturas e equipamentos coletivos, como escolas e postos de saúde, e funcionem como um polo de distribuição de bens e serviços.

05. (EsPCEx 2013) Imagens mostram que 57% da área original desse domínio morfoclimático brasileiro já estão desmatados. Sua biodiversidade também está ameaçada, fato que o aponta como um dos dois “hotspots” (MYERS, 1988, apud TERRA; ARAÚJO; GUIMARÃES, 2009, p.186) identificados no País. A utilização de tecnologias modernas para corrigir os solos ácidos possibilitou a intensificação da produção agrícola, o que vem acelerando a devastação desse domínio. 

O texto acima refere-se ao domínio morfoclimático do (a)

[A] Amazônia.
[B] Cerrado.
[C] Caatinga.
[D] Araucária.
[E] Mata Atlântica.

06. (EsPCEx 2012) Com relação às regiões metropolitanas (RM) no Brasil, leia as afirmativas abaixo:

I – de acordo com o estudo “Regiões de Influência das Cidades 2007”, publicado pelo IBGE, São Paulo é a única RM a receber a denominação de Grande Metrópole Nacional;
II – a criação de uma região metropolitana é caracterizada pela conurbação de, no mínimo, duas metrópoles entre si;
III – a região metropolitana é resultante da necessidade da elaboração de soluções integradas para os serviços públicos que escapam à competência política das prefeituras municipais que a compõem;
IV – a Constituição de 1988 delegou aos municípios o poder de legislar sobre a criação de RM, por isso, na década de 1990, foram criadas diversas novas RM.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

[A] I e II 
[B] I, II e IV 
[C] I e III 
[D] II, III e IV 
[E] III e IV

07. (EsPCEx 2012) Sobre a agricultura familiar no Brasil, pode-se afirmar que

[A] por falta de acesso ao crédito rural, não participa das cadeias agroindustriais.
[B] é responsável pelo fornecimento da maior parte da alimentação básica dos brasileiros, e, por isso,
concentra a maior parte da área cultivada com lavouras e pastagens do País.
[C] concentra a maioria do pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais brasileiros.
[D] por não ser competitiva frente à agricultura patronal, não participa da produção de gêneros de exportação.
[E] embora os membros da família participem da produção, a maior parte da mão de obra é contratada e quem comanda a produção não trabalha diretamente na terra.

08. (EsPCEx 2012) “A agricultura é hoje o maior negócio do país. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.” (Faria, 2006 in: Terra, Araújo e Guimarães,
2009). A atual expansão da agricultura e do agronegócio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao (à)

[A] forte vinculação da agricultura à indústria, ampliando a participação de produtos com maior valor agregado no valor das exportações brasileiras, como os dos complexos de soja e do setor sucroalcooleiro.
[B] expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste e na Amazônia e ao emprego intensivo de mão de obra no campo, nessas áreas, determinando o aumento da produtividade agrícola.
[C] difusão de modernas tecnologias e técnicas de plantio na maioria dos estabelecimentos rurais do País, contribuindo para a expansão das exportações brasileiras.
[D] modelo agrícola brasileiro, pautado na policultura de exportação e na concentração da propriedade rural.
[E] Revolução Verde, que, disseminada em larga escala nas pequenas e médias propriedades do País, incentivou a agricultura voltada para os mercados interno e externo.

09. (EsPCEx 2012) Sobre os principais efeitos do fenômeno “El Niño” nas diferentes regiões do Brasil, pode-se afirmar que

[A] na Região Sul, o volume de chuva se reduz significativamente, sobretudo no fim do outono e começo do inverno.
[B] prejudica a pecuária e compromete o abastecimento de água no Sertão, podendo atingir também o Agreste e a Zona da Mata Nordestina.
[C] provoca grandes inundações na porção leste da Amazônia, prejudicando a atividade agrícola na região.
[D] traz mais benefícios do que prejuízos à agricultura no Sul do País, uma vez que interrompe os longos períodos de estiagem característicos do clima subtropical litorâneo.
[E] ao contrário da “La Niña”, intensifica o volume de chuvas e aumenta a temperatura média em todas as regiões do País.

10. (EsPCEx 2014) “Em 1989, o coeficiente de Gini atingiu no Brasil um pico de 0,636. Depois disso, apresentou reduções quase constantes, registrando 0,543 em 2009.”

O coeficiente de Gini é um importante indicador socioeconômico que revela em um país o grau de

[A] escolaridade de sua população.
[B] desigualdade de renda.
[C] desenvolvimento humano da população.
[D] qualificação de sua mão de obra.
[E] pobreza de sua população.


__________________________
 GABARITO 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
 B
 E
 C
 B










Nenhum comentário:

Postar um comentário