SIMULADO DE HISTÓRIA - ESA/10

01. QUESTÃO

Sobre o movimento abolicionista no Brasil do século XIX é correto afirmar que:

A) foi marcado pela abolição da escravatura com indenização para os ex-senhores de escravos.
B) foi liderado por Zumbi, que formou o famoso Quilombo dos Palmares, onde muitos negros, ao fugirem das senzalas, se refugiavam.
C) foi uma reação dos escravos, marcada por tentativas desesperadas como o suicídio e a morte pelo banzo.
D) foi inspirado no iluminismo e levado a cabo por uma maioria branca, letrada, que pretendia retirar do país a “mancha negra da escravidão.”
E) foi apoiado pelas elites senhoriais que conseguiram abolir a escravidão no Brasil, através da Lei Áurea assinada pela princesa Izabel.

02. QUESTÃO

Sobre as revoltas do Período Regencial (1831-1840) é correto afirmar que:

A) indicavam o descontentamento de diferentes setores sociais com as medidas de cunho liberal e antiescravistas dos regentes, expressas no Ato Adicional de 1835.
B) algumas, como a Farroupilha e a Cabanagem, foram organizadas pelas elites da Bahia e não conseguiram mobilizar as camadas mais pobres e os escravos.
C) expressavam o grau de instabilidade política, descontentamento de camadas mais baixas da população, o fortalecimento das tendências federalistas e a mobilização de diferentes setores sociais.
D) provocaram a extinção da Guarda Nacional, espécie de milícia que atuou como poder militar da Independência do país até esse momento.
E) a Revolta dos Malês e a Balaiada foram as únicas que colocaram em risco a ordem estabelecida e ameaçando o trono, sendo sufocadas pelo Duque de Caxias.

03. QUESTÃO

Na história republicana brasileira (1889-2015), os dois presidentes que governaram o país por períodos mais longos, além de Getúlio Vargas, foram:

A) Fernando Henrique Cardoso e Castello Branco.
B) Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
C) Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.
D) Juscelino Kubitschek e Luís Inácio Lula da Silva.
E) Emílio Garrastazu Médici e José Sarney.

04. QUESTÃO

A revolução republicana e separatista que eclodiu no nordeste, ocorrida contra o governo de Pedro I:

A) Revolução Pernambucana de 1817;
B) Sabinada;
C) Cabanagem;
D) Balaiada;
E) Confederação do Equador.

05. QUESTÃO

Sobre a Revolta da Chibata, assinale a alternativa correta.

A) Embora os marinheiros revoltosos, homens negros em sua maioria, tenham assumido o controle de grandes embarcações de guerra, não souberam como manejá-las, visto que somente oficiais de alta patente possuíam conhecimento e domínio da tecnologia necessária para conduzir as embarcações de guerra.
B) O governo não cedeu à pressão dos marinheiros revoltados e conseguiu dominar e prender todos os envolvidos. As principais lideranças foram fuziladas por formação de motim, e os demais participantes foram encaminhados a campos de trabalho no extremo norte do país.
C) O movimento foi liderado por um marinheiro negro, João Cândido, único líder que conseguiu anistia do governo e foi imediatamente liberado, uma vez que foi quem intermediou as negociações de rendição dos marinheiros.
D) O movimento foi composto exclusivamente por marinheiros negros que exigiam o fim dos castigos corporais e a criação de uma lei que penalizasse a discriminação racial nas forças armadas.
E) Além do fim do castigo corporal, o movimento exigia melhoria na alimentação, criação de uma nova tabela de serviços, que diminuísse o excesso de trabalho dos marinheiros, e anistia para todos os envolvidos na revolta. 

06. QUESTÃO

A Lei do Ventre Livre foi uma lei abolicionista, promulgada, no Brasil, em 28 de setembro de 1871.

Sobre a Lei do Ventre Livre, assinale a alternativa correta.

A) Foi promulgada pelo Imperador Pedro II e concedia liberdade a todas as crianças e às respectivas mães que viviam sob a escravidão no território brasileiro.
B) Essa lei encontrou forte resistência entre os senhores, visto que não previa indenização pelo fim da escravidão das crianças nascidas a partir da publicação da lei.
C) Instituía a liberdade de todas as crianças nascidas a partir da publicação da lei, mas deixava a possibilidade dessas crianças permanecerem sob “os cuidados” do antigo proprietário até a idade de 21 anos.
D) Como a lei libertava a criança, mas não libertava os pais, assim que nasciam essas crianças eram retiradas do convívio com os pais escravizados e eram destinadas a um abrigo mantido pelo Estado.
E) De acordo com a lei, os senhores tinham a opção de manter as crianças libertas junto aos pais escravizados até a maioridade, mas os senhores não podiam usufruir da mão de obra delas.

07. QUESTÃO

Durante o período colonial brasileiro, inúmeros tratados foram assinados entre Portugal e Espanha, tais como: o de Lisboa, o de Utrecht, o de Madri... Regulamentavam, a partir de então, as fronteiras e os interesses das Coroas Ibéricas.

As causas gerais da assinatura dos tratados do período colonial foram:

a) superação prática da linha de Tordesilhas e atrito entre colonos espanhóis e portugueses.
b) a fundação da colônia do Santíssimo Sacramento e utilização do princípio Uti possidetis.
c) necessidade dos portugueses constituírem uma via de acesso ao interior do Brasil, pelo rio da Prata.
d) necessidade de expulsar os Jesuítas da região dos Sete Povos da Missões.
e) a descoberta do ouro na região das Minas Gerais e a criação da Intendência das Minas.


08. QUESTÃO

Dentre as várias rebeliões de tendência liberal que eclodiram no Brasil, com vistas à sua emancipação política de Portugal, destaca-se, em Pernambuco, aquela que ficou conhecida como a "Revolução dos Padres". Indique a alternativa que corresponde ao movimento citado.

a) A Revolta dos Mascates.
b) A Confederação do Equador.
c) A Revolução de 1817.
d) A Revolução Praieira.
e) A Revolta dos Alfaiates.

09. QUESTÃO

A partir da eleição pelo Colégio Eleitoral do Presidente Tancredo Neves, em 1985, inicia-se um novo período republicano brasileiro, que alguns autores chamam de Nova República.

Sobre esse período, assinale a única resposta que associa corretamente uma característica do governo ao respectivo governante.

a) No dia de sua posse, Fernando Collor de Mello confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país.
b) No governo do Presidente Itamar Franco, restabeleceu-se o cruzeiro como moeda nacional, extinguindo- se o cruzado.
c) Alguns meses após assumir a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso anunciou o Plano Real, o qual passou a vigorar no País em 1º de julho de 1994.
d) Fernando Henrique Cardoso, na campanha eleitoral, expunha uma imagem de político renovador, preocupado em caçar “marajás”.
e) No dia 2 de outubro de 1992, o vice-presidente Itamar Franco assumiu, governando interinamente, até 29 de dezembro, quando o Congresso Nacional declarou vaga a presidência, por falecimento de Tancredo Neves.

10. QUESTÃO

Em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar:
a) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1994, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso.
b) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.
c) Assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
d) Foi eleito em janeiro de 1985, em eleição direta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994.
e) Foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda. 


______________________
GABARITO
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
C
C
E
E
C
B
C
A
C

Nenhum comentário:

Postar um comentário