Simulado de Matemática - ESA/8

01. QUESTÃO

 Mil telefones celulares foram examinados depois de seis meses de uso e constatou-se que 400 deles apresentavam problemas de acidentes com líquidos, 280 tinham problemas no sistema operacional e 350 não apresentavam nenhum tipo de problema citado. Então o número de telefones que apresentavam somente problemas no sistema operacional é: 

A) 280 
B) 370 
C) 350 
D) 250 
E) 400

02. QUESTÃO

As retas (r) 3x – 2y + 8 = 0 e (s) 2x + 7y – 3 = 0 se interceptam num ponto P. A equação da reta perpendicular a s pelo ponto P é: 

A) 7x + 2y – 16 = 0 
B) 3x – 2y + 6 = 0 
C) 3x + 2y – 16 = 0 
D) 2x + 3y – 6 = 0 
E) 7x – 2y + 16 = 0 

03. QUESTÃO

Tem-se um trapézio retângulo cujas bases medem 9 cm e 12 cm e cujo lado não perpendicular às bases mede 5 cm. Qual o perímetro, em cm, desse trapézio?

A) 26.
B) 29.
C) 30.
D) 31.
E) 48.

04. QUESTÃO

Se x e y são tais que 23x+ 4y = 16 e 5x + 7y = 8,  então x² + y² é igual a:

A) 0.
B) 32.
C) 320.
D) 832.
E) 9536.

05. QUESTÃO

Uma jarra tem 400 mililitros de uma mistura de água e suco de limão, dos quais 15% são de suco de limão. Quanto se deve acrescentar de água, em mililitros, para que a mistura passe a ter 5% de suco de limão?

A) 200.
B) 400.
C) 600.
D) 680.
E) 800.

06. QUESTÃO

Numa sala de cinema, o preço da entrada inteira é R$ 20,00 e o da meia entrada é R$ 10,00. Num certo dia, foram vendidos 1.500 ingressos, e a arrecadação foi de R$ 27.000,00. A razão entre a quantidade de meias entradas e de entradas inteiras vendidas nesse dia foi de

A) 1/6.
B) 1/4.
C) 1/3.
D) 1/2.
E) 2/3.

07. QUESTÃO

O quadrado de lado a e o círculo de raio r têm a mesma área. Então, podemos afirmar que:

A) a = rπ²
B) a = r√π
C) a = 2πr
D) a = πr
E) a = r

08. QUESTÃO

Em uma aula de Matemática, o professor propôs 2 problemas para serem resolvidos pela turma. 76% dos alunos resolveram o primeiro problema, 48% resolveram o segundo e 20% dos alunos não conseguiram resolver nenhum dos dois. Se apenas 22 alunos resolveram os dois problemas, pode-se concluir que o número de alunos dessa classe é:

A) maior que 60
B) menor que 50
C) múltiplo de 10
D) múltiplo de 7
E) ímpar

09. QUESTÃO

 Maurício gastou um quinto de seu salário para pagar a prestação do apartamento, dois nonos para custos de alimentação e um décimo para a prestação do carro. Se após o pagamento dessas despesas ainda sobraram R$ 3 870,00, então o salário total de Maurício é de:

A) R$ 8 853,00
B) R$ 8 360,00
C) R$ 8 240,00
D) R$ 8 180,00
E) R$ 8 100,00 

10. QUESTÃO

Se um poliedro convexo possui seis faces quadrangulares e duas hexagonais, então esse poliedro possui:

A) 24 vértices
B) 14 vértices
C) 12 vértices
D) 10 vértices
E) 8 vértices 

11. QUESTÃO

O 2007º dígito na seqüência 123454321234543... é

A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.

12. QUESTÃO

Uma das raízes da equação 22x – 8.2x + 12 = 0  é  x = 1. A outra raiz é:

A) Log32
B) Log36
C) Log26
D) Log62
E) 0


___________________________________
GABARITO
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
 D
C
B
E
B
B
C
E
C
C
C

13 comentários:

  1. Não entendi a questão 2.

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    1. Olha...
      Você primeiro procura o x e o y igualando as duas retas s e r. Logo você encontra o ponto P (-2;1) . Descobre o coeficiente angular de s que será -2/7 e procura o perpendicular dele que é o inverso e será 7/2 .

      Agora utilizar y-yo = m(x-xo) usando o ponto P (-2;1)

      y - 1 = 7/2.(x-(-2))
      y - 1 = 7/2.(x+2)
      2y - 2 = 7x + 14
      7x - 2y + 16 = 0 é a equação da reta.

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  2. A questão 8 não deveria ser a letra "a" não?

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  3. boa tarde pessoal como faz a numero 4 ajuda ai por favor.

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    1. Meu mano, tbm queria saber e não achei em lugar algum. Porém consegui resolver. Olhe: pegue um papel e uma caneta. Temos e1(equação1)=2^3x-4y=16 e outra equação e2(equação2)=5x+7y=8 sabemos que o x e o y de e1 é = a o de e2. Por tanto vamos pelo caminho mais fácil no qual não possui radiciação nem potenciação que é o e2. Como sabemos que 5x+7y é igual a 8. É possível saber que 5.(-4)+7.(4)=8, ou seja, (-20)+28=8 por tanto x pode ser (-4) como y pode ser 4 (digo pode porque além desses valores podem ser outros desde que no final o resultado seja 8). Se fizer em cima achará 16. Porém a pergunta não é essa. A pergunta é então x^2 + y^2 é: Basta fazer (-4)^2+4^2=16+16=32. Por tanto a resposta é 32, letra b.

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    2. 2^3x+4y=16 certo,vc fatora o 16 e fica 2^4 , já que é um cálculo exponencial! , Corta as bases e fica 3x+4y=4,sendo assim vc faz um sistema com 5x+7y=8 como a questão oferece.
      3x+4y=4 (multiplica por -5 cima)
      5x+7y=8 (multiplica por 3 baixo)
      -------
      -15x-20y=-20
      15x+21y=24
      -----------
      Y=4
      Substitui y na equação.
      3x+4.4=4
      3x+16=4
      3x=4-16
      3x=-12
      X=-12/3
      X=-4
      Logo , ele quer X^2+Y^2, é só substituir.
      4^2+(-4^2)
      16+16= 32

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  4. Expliquem a 1 questão eu n entendi

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  5. Respostas
    1. A = Acidente com liquido
      B = Sistema operacional
      C = Sem problemas.
      AUBUC = União total
      A∩B = possuem os dois problemas

      n(AUBUC) = n(A) + n(B) + n(C) - n(A∩B)
      1000 = 400 + 280 + 350 - n(A∩B)
      n(A∩B) = 30
      280 - n(A∩B) = 250 ----- TIRANDO OS QUE APRESENTAM OS 2 DEFEITOS PRA SABER QUANTOS APRESENTAM APENAS O DEFEITO B.

      E mais fácil utilizar os círculos para resolver exercícios envolvendo conjuntos. Só que n da pra desenhar aqui kkk.
      Obs: N sei se essa formula ai ta certa pois resolvi por círculos. mas da certo =S

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