01. QUESTÃO
02. QUESTÃO
03. QUESTÃO
04. QUESTÃO
05. QUESTÃO
06. QUESTÃO
07. QUESTÃO
08. QUESTÃO
09. QUESTÃO
10. QUESTÃO
“Em 1980, o Iraque, aproveitando-se da instabilidade do Irã, invadiu-o (...). O Conflito resultou em elevado número de mortos e em consequências desastrosas para ambos os países”.
A invasão iraquiana objetivava
[A] dominar a região do Chatt-el-Arab, na confluência dos rios Tigre e Eufrates.
[B] derrubar o Xá Reza Pahlevi, que dominava o Irã havia mais de 50 anos.
[C] impor o islamismo ao Irã, tradicional reduto cristão na Ásia.
[D] reconquistar a Península do Sinai, perdida nos conflitos entre ambos, no ano de 1967.
[E] liberar o canal de Suez, para facilitar o escoamento da produção petrolífera do Iraque.
02. QUESTÃO
Durante a colonização inglesa na América, as colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois, durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando. Tal fato sucedeu-se devido a estas colônias
[A] terem como características o trabalho livre e a grande propriedade.
[B] estarem localizadas em área de clima temperado, que não favorecia o cultivo da cana-de-açúcar, tabaco e algodão, por isto não produziam produtos tropicais que interessavam à Inglaterra.
[C] terem sido formadas por pessoas da nobreza parasitária, que desejavam manter o “status quo”.
[D] serem de origem holandesa, colônia fundada por Giovanni Caboto, italiano radicado em Amsterdã.
[E] estarem numa posição geográfica próximas às Antilhas; além disso, a Inglaterra encontrava-se em guerra com a França e por isso sofriam com a escassez de mão-de-obra especializada.
03. QUESTÃO
Durante a Guerra Fria, a política americana formulou a Teoria do Dominó. Nela comparavam-se os países de uma determinada região do globo terrestre a uma fileira de peças de dominó postos em pé em que, se uma peça cedesse ao Comunismo arrastaria com ela todas as outras.
Essa teoria referia-se
[A] à China.
[B] ao Vietnã do Sul.
[C] a Israel.
[D] à Indonésia.
[E] ao Japão.
Na Europa Feudal, começa a ocorrer o ressurgimento e crescimento das cidades, com a dinamização do comércio. Assinale a alternativa em que todos os fatos citados são causas corretas desse renascimento comercial e urbano.
[A] Sucessão de invasões vikings e muçulmanas, que levaram a população a se refugiar nas cidades,
desenvolvendo-as; reabertura do comércio com o Extremo Oriente, pela Rota da seda; apoio ao comércio pela organização de comerciantes como a Liga Hanseática.
[B] Fim das invasões de povos nômades, como magiares e normandos; diminuição da população européia, devido a epidemias como a Peste Negra, que causaram imigração para as cidades; a reabertura do comércio no Mediterrâneo, provocada pelas Cruzadas.
[C] Crescimento da população européia; expansão do cultivo agrícola causada pelas melhorias introduzidas como o arado e a enxada de ferro; reabertura do comércio no Mediterrâneo, provocada pelas Cruzadas.
[D] Crescimento da população européia, expansão da produção agrícola; reabertura do comércio no Mediterrâneo provocada pela tomada de Constantinopla pelo muçulmanos.
[E] Crescimento da população européia; reabertura do comércio no Mediterrâneo, provocada pelas Cruzadas;surgimento dos Estados nacionais, que desenvolvem as cidades e protegem o comércio.
05. QUESTÃO
A Revolução Francesa é um processo social e político complexo, sendo dividido em períodos, como os períodos da Assembleia Nacional, Convenção, Diretório e o Consulado. Assinale a alternativa em que todos os fatos citados são características do período conhecido como o “Terror”.
[A] Levantes camponeses na área rural, com saques de castelos e queima de cartórios; proclamação
da Declaração dos direitos do homem e do cidadão; predomínio político do grupo dos jacobinos, chefiados por Robespierre.
[B] Fechamento dos clubes jacobinos; predomínio político dos girondinos; fim da escravidão nas colônias; tabelamento de preços de gêneros alimentícios.
[C] Predomínio político do grupo dos jacobinos, chefiados por Robespierre; instituição de um Tribunal Revolucionário e comitês revolucionários; tabelamento de preços de gêneros alimentícios; fim da escravidão nas colônias .
[D] Invasão da França por exércitos da Áustria e Prússia; fim dos direitos feudais; confisco de bens da Igreja; elaboração da constituição.
[E] Predomínio político de Napoleão Bonaparte; expulsão dos exércitos estrangeiros da França; campanha do Egito; reintrodução da escravidão nas colônias.
“O reinado de Luís XIV (1661-1715) marcou o apogeu do Absolutismo na França”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
Durante seu governo, em 1685, aboliu o Édito de Nantes, o que provocou
[A] um cisma com a Igreja Católica, que não concordava com os termos do documento.
[B] grande entrada de divisas que vieram com os protestantes expulsos da Espanha.
[C] um equilíbrio maior na balança do poder, pois o Édito limitava a atuação do Conselho de Estado.
[D] grande evasão de capitais, levados por protestantes que deixaram o País.
[E] um período de liberdade religiosa na França.
No séc. XVIII, alguns governantes de países europeus, como Frederico II, rei da Prússia, e José II, imperador austríaco, tentaram aplicar princípios do Iluminismo, como a tolerância religiosa, o desenvolvimento da ciência e educação e o fim da tortura, mas sem abrir mão do governo absolutista. Estes governantes ficaram conhecidos como
[A] reis filósofos.
[B] déspotas esclarecidos.
[C] reis iluminados.
[D] déspotas progressistas.
[E] reis sábios.
08. QUESTÃO
As condições de trabalho nas indústrias inglesas do século XVIII “eram precárias e punham em risco a vida e a saúde do trabalhador” (ARRUDA & PILETTI, p.322), o que produziu rebeliões e movimentos operários. Na década de 1830, ganhou importância o cartismo, que
[A] se caracterizava pela destruição das máquinas industriais pelos trabalhadores.
[B] reivindicava o voto universal masculino para todos os ingleses.
[C] reivindicava a manutenção do trabalho infantil.
[D] visava obter recursos para pagar o enterro de trabalhadores.
[E] objetivava ampliar a jornada de trabalho para quarenta horas semanais.
09. QUESTÃO
Leia atentamente os itens abaixo.
I – Crescimento das unidades rurais como fornecedoras de insumos industriais.
II – Ruralização incentivada pelas invasões germânicas.
III – Poder político descentralizado e relações entre a nobreza marcadas pelos laços de
suserania e vassalagem.
IV – Direitos, deveres e privilégios iguais entre pares e entre esses e os demais membros da
sociedade.
V – Desenvolvimento da escolástica, conjunto de teorias teológico-filosóficas que dominavam o conhecimento.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam fatos referentes ao feudalismo.
[A] I, II e III
[B] II, III e IV
[C] III, IV e V
[D] II, III e V
[E] I, II e IV
10. QUESTÃO
Leia atentamente os itens abaixo.
I – Formação de companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais.
II – Prioridade máxima às políticas de povoamento das colônias, para fortalecimento das trocas comerciais com a metrópole.
III – Obtenção de metais, por meio da exploração colonial.
IV – Incentivo à produção manufatureira nas colônias.
V – Estocagem de lingotes de ouro e prata.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características do mercantilismo espanhol (bulionismo).
[A] I e II
[B] I e IV
[C] III e IV
[D] II e V
[E] III e V
Teria como arrumar esse simulado pra não mostrar o gabarito?
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